Eu havia publicado esta postagem no Webfolio, hoje estou fazendo a correção.
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim afirma o que Stuart Mill relata, pois acredita que a influência das coisas sobre o homem, é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provem dos próprios homens, e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem? O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz, sendo esta perfeição muitas vezes, é o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. Utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes (James Mill); porque a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia o seu modo”. Tocamos aqui no ponto fraco em que incorrem as definições apontadas, é que partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Será preciso, pois considerar os sistemas educativos que ora existem ou tenham existido, toma-los e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual e moral, é que esse ideal é até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos, que a partir desse ponto eles se diferencia, porém segundo os meios particulares que toda a sociedade encerra em sua complexidade. Esse ideal ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação.
5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo o autor, tem por função suscitar na criança, um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Durkein conclui que a educação é exercida por pessoas já preparadas para a vida social, desenvolvendo nas crianças um conjunto de idéias a qual melhore e seu comportamento na sociedade, no qual é essencialmente para a sua formação, pois a educação é o meio pelo qual prepara no intimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.
Conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.
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